segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Rally Ecológico e SOS Pantanal fazem palestra sobre educação ambiental
A partir desta segunda-feira (20), as comunidades de Três Pedras e Nossa Senhora da Guia, na Região da Baixada Cuiabana, vão conhecer um pouco mais sobre educação ambiental.
A série de palestras que faz parte da programação oficial da 7ª Edição do Rally Ecológico, será comandada por três rofissionais da Organização Não Governamental "SOS Pantanal."
Parceira da LG Esportes e do Sportsmotor Clube de Automobilismo-promotores do evento, a ONG pretende retransmitir importantes informações aos moradores das regiões por onde o rally vai passar. "Vamos falar sobre a destinação do lixo. Explicar que a reutilização do material que seria jogado fora, pode contribuir com a própria comunidade e gerar renda", disse ao site Sportsmotor, a turismóloga Graciela Patrícia da Costa Borges.
Graciela já percorreu parte da trilha da prova que terá largada dia 15 de novembro, em Cuiabá, com destino à Região do Lago de Manso e comentou a experiência inédita. "Como eu, muitas pessoas adoram estarem contato com a natureza e não tem essa oportunidade. O rally ecológicovai proporcionar isso, unindo turismo, esporte e preservação do meio ambiente", completou.
As palestras ministradas pelas biólogas Ana Paula Pereira Leite e Marilu Olive, da SOS Pantanal, vão ensinar os moradores a reutilizar o lixo doméstico.
"O óleo de cozinha usado, já foi colhido e em vez de poluir o Rio Cuiabá, vai voltar para a comunidade em forma de sabão líquido e em barra, para uso da própria comunidade", disse Graciela.
Além disso haverá uma oficina ecológica. Através de trabalhos manuais, os moradores de Três Pedras e da Guia, vão aprender a confeccionar móveis, como sofás, mesas e outros utensílios domésticos, a partir de garrafas Pet, que antes eram jogadas no lixo e terminavam desembocando no Pantanal Mato-grossense.
Material Escolar - Entre os alunos já cadastrados para as palestras, Graciela conta que há uma senhora de 79 anos, e,que, como os demais espectadores, receberão kits de material escolar, doados pela Papelaria Dunorte, e, parceiros como a Bic, Credeal, entre outros.
A primeira palestra começa às 9 horas da próxima segunda-feira, no centro comunitário de Três Pedras. NO dia 27 será a vez do distrito da Guia ser beneficiado com as ações que antecedem o Rally Ecológico. O evento tem o apoio da Toyota, Petrobras, STP, Bridgestone, Firestone, Sena e Galeão Pneus, Sema, Sedtur Seel, Prefeitura de Cuiabá, Smades, Seminfe, MT Gás, Detran-MT, Mama Gaya e Penalux.
Em reunião com o secretário adjunto de meio ambiente da Capital, engenheiro Eduardo Figueiredo Abreu, a direção do Rally Ecológico definiu o local do plantio das mudas de árvores nativas, que será feito no dia 15de novembro, na largada da prova,em Cuiabá.
O local escolhido em comum, é a Avenida das Torres, onde 500 mudas de Ipê, Jatobá, Ingá, entre outras espécies nativas, oriundas do viveiro da Prefeitura de Cuiabá,são cultivadas.
"O projeto do Rally Ecológico é fantástico. Somos parceiros e vamos trabalhar para que o evento seja um sucesso", disse o secreetário adjunto Eduardo Figueiredo.
FONTE: Notícias 24 Horas
www.24horasnews.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário