sexta-feira, 2 de abril de 2010

O Problema dos resíduos sólidos em Cuiabá



O lixo em Cuiabá é, no momento, um problema sério. Além de o aterro sanitário local não ter mais como abrigar as cerca de 750 toneladas/dia, há o problema da falta de coleta desse lixo em alguns bairros da capital. A falência dessa coleta termina por colocar numa situação difícil o município que até o momento não tem o EIA/RIMA de um novo aterro sanitário homologado. Na prática, tudo somente poderá ser resolvido com a instalação de um novo aterro sanitário, fundamentalmente, com vida útil de pelo menos 30 anos. O ideal, entretanto, seria que o lixo fosse setorizado em pólos estratégicos para deposição. Qualquer que seja a solução, ela sempre depara com outro problema de fundo, o município nunca tem recursos financeiros para viabilizar um sistema de tratamento do lixo que atenda a população.

2 comentários:

  1. Grupo SOS Pantanal.

    Costumo percorrer espaços que se dedicam ao meio ambiente, buscando divulgar o VERDE VIDA. Postamos imagens ricas e textos simples, voltados para a causa ambiental/humanística. Sou um professor mineiro, com formação em Ciências Biológicas e Química. Visitem-nos e opinem, se puderem.

    Felicidades em sua jornada!

    ResponderExcluir
  2. Algúem sabe se existe algum estudo que faz a estimativa em valores monetários dos resíduos sólidos que estão sendo jogados nos aterros em cuiabá e Várzea Grande?

    ResponderExcluir