segunda-feira, 30 de março de 2009

Consciência Coletiva



Apesar dos telhados cobertos por vegetação serem mais eficientes (por cobrirem uma área de exposição ao sol bem maior), para quem não pode ter um telhado assim, muros verdes também produzem um efeito parecido, caso você não tenha condições de colocar vegetação no telhado, tente colocar nos muros.
Uma outra alternativa que não é tão eficiente como a anterior, mas ajuda significativamente. Para quem assistiu o documentário “Uma Verdade Inconveniente”, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007 do Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, sabe que a cor branca dos pólos reflete de 80% a 90% da luz solar. Quando derretem, acabam com o mesmo índice de reflexão do oceano: 8%, em média. Ou seja, quanto mais os pólos derretem, mais eles próprios contribuem para o aquecimento global. Aplicando essa teoria, podemos traçar um paralelo para a realidade de sua casa. Não dá para trazer a neve para sua casa, certo? Então, por que não trazer a cor branca? Pintar telhados e paredes de branco pode fazer com que até 90% da luz incidente seja refletida, já que a tinta dessa tonalidade rebate de 50% a 90% dos raios solares. O professor de Física das Construções da USP, Racine Prado, diz que: “O branco refletivo ou o aluminizado refletem 90% da radiação solar. Com as superfícies externas da casa pintadas de branco, menos calor penetra na casa e a temperatura interna pode variar até 5°C”. Com isso no mínimo você ganha em conforto térmico e usa menos ar-condicionado.
Outras cores como vermelha ou marrom só reflete de 20% a 35% e as cores laranja e cinza ficam na média dos 50 e 30% respectivamente.
Para quem achou que colocar vegetação no telhado é uma tarefa difícil e trabalhosa, está alternativa é bem mais fácil de fazer. Vamos fazer a nossa parte!

LUCIANO BORGES
TURISMÓLOGO E DIRETOR DA ONG SOS PANTANAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário