terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Tipos de Castiçais

O castiçal deixa a noite de Natal ainda mais bonita e encantora, iluminando e decorando esta noite tão especial. Além de tudo isso você estará reaproveitando materiais usados. Reutilize, reduza, recicle. A natureza agradece.




Aprenda a fazer caixinhas de natal

O MTTV 1º Edição no dia 5 de dezembro exibiu uma matéria interessante de como fazer de forma artesanal lindas caixinhas para o Natal. Vale a pena conferir.

Fim de ano chegando, natal momento de reunir a família, os amigos./ e hora também de fazer aquela decoração da casa ou aquela lembrancinha para presente. Se você mesmo quer dar aquele toque especial, com criatividade confira algumas dicas: como fazer de forma artesanal. As inscrições estão abertas para uma turma do próximo sábado, dia 12. Outras informações pelo telefone: 3617-1285

Fonte: TV Centro América
http://rmtonline.globo.com/addons/video_player.asp

sábado, 5 de dezembro de 2009

Enfeites criativos de Natal

Presépios feitos com palitos de picolé, guirlanda feita com cds e cartolina e árvores natalinas com palitos de picolé. Faça o teste e perceba que outras ideias aparecerão também.





Mais artes assim você encontra no blog: http://tiafabiolasonhomeu.blogspot.com

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Castiçais para o Natal

Belos castiçais podem ser feitos com copinhos de comida de bebê ou com copos pequenos de extrato de tomate. Além do copo use retalhos de roupas vermelhas, como punhos de camisolas, blusas etc...
O Desenho vai de acordo com sua imaginação, tente fazer em casa e divirta-se!



Uma boa dica encontrada no site: http://rosmaninho.wordpress.com

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

1ª Feira de Pequenos Animais com Responsabilidade Socioambiental


Neste sábado e domingo (14 e 15/11) acontecerá a 1ª Feira de Pequenos Animais com Responsabilidade Socioambiental, realizado pela SOS Pantanal.
O evento será ao lado do Pantanal Shopping em Cuiabá-MT e conta com 40 tendas das mais variadas atrações voltadas ao mundo pet-shop, animais exóticos, palestras educativas, show com Nico e Lau, desfiles de cães, pinturas especiais para cães, agility e muitas outras.
A SOS Pantanal apresentará em seu estande a Eko-kids uma brinquedoteca que ensina a preservar o meio ambiente com brincadeiras educativas além de lançar também o projeto “cata caca” que visa deixar a grande Cuiabá mais limpa.
A entrada será 1 kg de alimento não perecível a arrecadação será doada para o Hospital do Câncer, Creche São Francisco e SOS Pantanal.
Esperamos por todos lá.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia da Árvore

8º Rally Ecológico 2009


Não haveria melhor data; no Dia da Árvore, 21 de Setembro, a LG Esportes e o Sportsmotor Clube de Automobilismo, farão o lançamento da oitava Edição do Rally Ecológico 2009. Durante o plantio de mudas de árvores, num parque de Cuiabá, a Prefeitura fará o anúncio da parceria.

No dia seguinte (22) acontece a festa que marca a abertura das inscrições para a prova de novembro, na Cervejaria Mama Gaya, em Cuiabá.

O Rally será nos dias 14 e 15 de novembro com a saída ao lado do Pantanal Shopping na Exporally. A SOS Pantanal está encarregada da logística ambiental do percurso.

Exporally - Outra novidade confirmada para este ano é a Exporally - uma feira para os patrocinadores do Ecológico exporem seus produtos, na semana que antecede a largada da prova.

A SOS Pantanal estará presente na 1ª Exporrally apresentando o Eco-Kids com brinquedos pedagógicos e oficina de reaproveitamento de objetos descartáveis que viram brinquedos.

O 8º Rally Ecológico 2009 é uma realização da LG Esportes e Sportsmotor Clube de Automobilismo, com o patrocínio do Grupo Canopus, Orion Veículos, Via Láctea, STP, Gráfica Print, e apoio do Governo, de Mato Grosso, Seel, Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Seminfe, Secretaria de Esportes de Cuiabá, Grupo Unisul, SOS Pantanal, e Supervisão da CBA, CBM, Femtau e FMMT.

Para obter mais informações do percurso, inscrições e regulamento do 8º Rally Ecológico acesse o site www.rallyecologico.com.br

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

17 Dicas


São 17 dias que a SOS Pantanal apoia para se viver bem ao seu meio ambiente.

1. Informe-se
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente, atualize-se, estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam.

2. Aja localmente
Pense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade. Participe mais de tudo e difunda suas idéias sobre um mundo melhor.
3. Pense localmente
Estabeleça vínculo entre temas locais e globais. Apesar de magnitudes diferentes, os dois universos se correlacionam.

4. Some
Antes de pensar em formar uma organização não-governamental, procure ema parecida na qual você possa se engajar.

5. Otimismo é fundamental
Envolva-se de maneira criativa e divertida. Se quer atrair outras pessoas, pense em discursos e eventos positivos.

6. Seja efetivo
Envolva-se, torne-se ativo, mas não duplique suas obrigações. Trabalhe para ampliar sua efetividade.

7. Crie notícia
Identifique temas que possam interessar a muitas pessoas. Então, escreva para jornais, revistas, redes de rádio e TV.

8. Planeje sua família
Se a população da Terra, em 2050, ficará em 7,9 ou 10,9 bilhões de pessoas, conforme projeta a ONU, a diferença será de um filho por casal.

9. Não polua
Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar.

10. Preserve a biodiversidade
Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.

11. Seja coerente
Economize energia, água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, use menos o carro, ande mais a pé, evite produtos de origem animal.

12. Passe a sua vida a limpo
Reveja seu estilo de vida. Pense num padrão condizente com o mundo sustentável.

13. Boicote
Engaje-se em movimentos de boicote a produtos que não respeitam o meio ambiente. Aliás, nem espere por moviemntos: faça isso sempre que cair a ficha.

14. Eleja e cobre
Fiscalize o trabalho e a postura dos deputados e senadores ligados à sua comunidade ou cidade. Escreva para eles fazendo sugestões ou cobranças.

15. Separe o joio
Nunca na história tivemos acesso a tanta informação - e também a tantas opiniões diferentes. Faça a coisa certa.

16. Ensine as crianças
Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente.

17. Acredite no futuro
Estimule idéias inovadoras, invista em grupos não-governamentais, renove sua crença de que tudo vai dar certo. Quanto mais pessoas acreditarem na paz, mas ela será possível.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ECO-KIDS NO 1º EXPORALLY


A SOS Pantanal lança dia 12 de novembro em Cuiabá-MT,  a brinquedoteca  “Eco-Kids”.  O estande será montado no local da 1ª Exporally, na avenida do CPA, ao lado do Pantanal Shopping, em parceria com a LG Esportes e do Sportsmotor Clube de Automobilismo.
"As crianças são as multiplicadoras do nosso projeto e de vários outros. Vão aprender um pouco sobre a preservação do meio ambiente, com a reciclagem e produção de artesanato e brinquedos, com produtos que antes iam para o lixo ou poluíam os córregos e rios", afirma nossa vice-presidente, Graciela Borges.
Após o termino da 1ª Exporally a SOS Pantanal  busca viabilizar expor a “Eco-kids” em parques, escolas públicas e particulares e Parques de Exposições  de Mato Grosso.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Arara-azul em extinção.




No pantanal está cada vez mais difícil encontrar esta bela ave do gênero psitacídeas que inclui três espécies de arara.
A arara-azul é a de maior tamanho de sua espécies podendo atingir até 1 metro. Sua plumagem é bastante uniforme no tom do azul celeste, com o bico maior que das demais, predominantemente preto e detalhe amarelado na sua mandíbula.
Infelizmente todas as espécies de araras-azuis estão em perigo de extinção no pantanal e nas demais regiões do Brasil, a caça desleal feita pelo homem e a devastação de áreas nativas estão contribuindo para que nos próximos anos não tenha mais nenhuma linda arara desta livre na natureza.
Portanto se algum dia lhe oferecerem um filhote de arara para você comprar, lembre-se que em poucos anos ela não existirá mais livre na natureza e aproveite para denunciar estes caçadores clandestinos ao IBAMA pela Linha Verde 0800-61-8080, a ligação é gratuita de qualquer ponto do país e funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 18 horas.
Precisamos preservar o que sobrou da nossa natureza, vamos ter consciência e fazer nossa parte para ajudar nosso meio ambiente tão rico em fauna e flora.

Fotos: photolibrary.com

segunda-feira, 30 de março de 2009

Consciência Coletiva



Apesar dos telhados cobertos por vegetação serem mais eficientes (por cobrirem uma área de exposição ao sol bem maior), para quem não pode ter um telhado assim, muros verdes também produzem um efeito parecido, caso você não tenha condições de colocar vegetação no telhado, tente colocar nos muros.
Uma outra alternativa que não é tão eficiente como a anterior, mas ajuda significativamente. Para quem assistiu o documentário “Uma Verdade Inconveniente”, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007 do Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, sabe que a cor branca dos pólos reflete de 80% a 90% da luz solar. Quando derretem, acabam com o mesmo índice de reflexão do oceano: 8%, em média. Ou seja, quanto mais os pólos derretem, mais eles próprios contribuem para o aquecimento global. Aplicando essa teoria, podemos traçar um paralelo para a realidade de sua casa. Não dá para trazer a neve para sua casa, certo? Então, por que não trazer a cor branca? Pintar telhados e paredes de branco pode fazer com que até 90% da luz incidente seja refletida, já que a tinta dessa tonalidade rebate de 50% a 90% dos raios solares. O professor de Física das Construções da USP, Racine Prado, diz que: “O branco refletivo ou o aluminizado refletem 90% da radiação solar. Com as superfícies externas da casa pintadas de branco, menos calor penetra na casa e a temperatura interna pode variar até 5°C”. Com isso no mínimo você ganha em conforto térmico e usa menos ar-condicionado.
Outras cores como vermelha ou marrom só reflete de 20% a 35% e as cores laranja e cinza ficam na média dos 50 e 30% respectivamente.
Para quem achou que colocar vegetação no telhado é uma tarefa difícil e trabalhosa, está alternativa é bem mais fácil de fazer. Vamos fazer a nossa parte!

LUCIANO BORGES
TURISMÓLOGO E DIRETOR DA ONG SOS PANTANAL

quarta-feira, 11 de março de 2009

Como economizar água no dia-a-dia



Autor: Geraldine Marques Maiochi.
- Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até 25 litros de água. Para economizar a água, basta fechar a torneira enquanto ela não é usada. O gasto passa a ser inferior a 1 litro;
- Um banho demorado chega a gastar até 180 litros de água. Fechar o registro enquanto se ensaboa gera economia de água e energia;
- O banho é um dos grandes vilões do consumo de água. A ducha piora a situação. Um banho de 15 minutos com ducha consome 135 litros de água, com meia volta de água de abertura. O chuveiro elétrico comum, no mesmo período e condições, consome 45 litros. Fechar o chuveiro enquanto se ensaboa também reduz bastante o consumo. O mesmo vale para escovar os dentes e fazer a barba;
- Para lavar louças, a dica é ensaboar os utensílios com a torneira fechada;
- Trocar a válvula de descarga por uma caixa acoplada ao vaso sanitário também diminui o desperdício. A válvula de descarga ao ser acionada gasta de 10 a30 litros de água, e a caixa acoplada apenas 6 litros por vez;
- A lavagem de roupa também pode ser mais econômica. O ideal é esperar acumular a roupa suja, não lavando poucas peças de cada vez. Aliás, a água com sabão utilizada na lavagem pode ser reaproveitada para lavar garagens, quintais e calçadas, por exemplo;
- Não lave calçadas utilizando o jato de água da mangueira como vassoura. Utilize balde e vassoura;
- Lavar o carro durante 30 minutos com abertura de meia volta na torneira consome de 216 a560 litros de água por lavagem. Usando um balde de 10 litros para molhar o carro e mais 3 baldes para enxaguar, o consumo cai para 40 litros por lavagem, uma economia significativa.
Fonte: Malwee e Diário On Line

domingo, 8 de março de 2009

ORKUT: Comunidade SOS Pantanal



Aos internautas que utilizam a página de relacionamento do orkut, a ONG SOS Pantanal tem sua comunidade por lá. Aproveite, adicione nossa comunidade e descubra que muitas outras pessoas também apoiam e se preocupam com a saúde do nosso ecosistema.

Clique aqui neste link de baixo e vá direto para a nossa comunidade. Seu apoio é muito importante:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=69198641

sexta-feira, 6 de março de 2009

O que é seqüestro de carbono?

Texto Rafael Tonon
É a absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera. A forma mais comum de seqüestro de carbono é naturalmente realizada pelas florestas. Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver e acabam tirando esse elemento do ar. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera: cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver nada menos do que 150 a 200 toneladas de carbono.
É por essas e outras que o plantio de árvores é uma das prioridades para a diminuição de poluentes na atmosfera terrestre. “A recuperação de áreas plantadas, que foram degradadas durante décadas pelo homem, é uma das possibilidades mais efetivas para ajudar a combater o aquecimento global”, afirma Carlos Joly, do Instituto de Biologia da Unicamp.
Porém não é a única: já existem estudos avançados para realizar o que os cientistas chamam de seqüestro geológico de carbono. É uma forma de devolver o carbono para o subsolo. Os gases de exaustão produzidos pelas indústrias são separados através de um sistema de filtros que coletam o CO2. Esse gás é comprimido, transportado e depois injetado em um reservatório geológico apropriado – que podem ser campos de petróleo maduros (já explorados ou em fase final de exploração), aqüíferos salinos (lençóis de água subterrânea com água salobra não aproveitável) ou camadas de carvão que foram encontradas no solo. (veja infográfico ao lado)
“Os reservatórios geológicos são altamente eficazes para aprisionar fluidos em profundidade. Do contrário, o forte terremoto que causou o tsunami na Ásia teria rompido diversos depósitos geológicos naturais. No entanto, nenhum campo de gás natural ou petróleo vazou”, explica o geólogo José Marcelo Ketzer, coordenador do Centro de Excelência em Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono (Cepac).
Ketzer lembra ainda que os campos de petróleo ou gás natural guardaram esses fluidos por milhões de anos e que eles permaneceriam intactos se o homem não resolvesse trazê-los para a superfície.
O gás carbônico é separado no processo de exaustão das indústrias por meio de um sistema de filtros. Esse gás é comprimido e transportado até um local geológico. Ali, o gás é injetado em 3 tipos de reservatório: campos de petróleo maduros (já explorados ou em fase final de exploração), aqüíferos salinos (lençóis de água subterrânea com água salobra não aproveitável) ou camadas de carvão.

1. Nas árvores
Em fase de crescimento, as árvores são verdadeiros aspiradores de CO 2 da atmosfera. O tronco de uma árvore é 80% composto de carbono, portanto não é de admirar que elas suguem, por hectare, 150 a 200 toneladas de CO 2 do ar. Uma árvore, sozinha, é capaz de absorver 180 quilos de CO 2.
2. Camadas de carvão
Assim como nos campos de petróleo, a injeção de carbono em reservas de carvão também pode ser lucrativa: o carvão retém o CO 2 e libera no processo o gás natural, que pode ser explorado e comercializado. Nos depósitos localizados em profundidades muito grandes, o gás carbônico pode ser armazenado.
3. Campos de petróleo
Os poços maduros, onde não há mais produção de petróleo e gás, podem se transformar em grandes depósitos de CO 2. Seria dar apenas mais um passo, uma vez que as petrolíferas já injetam o gás carbônico em campos maduros de petróleo para, por intermédio dessa pressão, aumentar o potencial de extração neles.
4. Aqüíferos salinos
Nestes enormes mantos de água no subsolo, a água é tão salobra que não serve para o consumo. Dessa forma, eles seriam uma ótima alternativa para estocar carbono. Trata-se das formações com mais capacidade de armazenar CO 2: os especialistas estimam que os aqüíferos possam reter até 10 mil gigatoneladas do gás.


Fonte: Superinteressante.
http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_556026.shtml

quinta-feira, 5 de março de 2009

O que é mais ecologicamente correto: jogar o papel higiênico no lixo ou na privada?


Texto Silvia Haidar
Se o papel for fino, daqueles macios, de folha dupla, que se dissolvem na água, jogue-o na privada. Quando passar pelo sistema de tratamento de esgoto, ele será filtrado e, juntamente com os outros resíduos sólidos, levado a um aterro sanitário – que é pra onde ele iria se você o tivesse jogado no lixo. A diferença é que, nesse processo, você economiza em saquinhos plásticos para embalar o lixo. Eles, sim, fazem muita diferença para o ambiente: enquanto o papel leva 4 meses pra se degradar, o saquinho leva cerca de 40 anos.
Agora, se o papel que você usa não é dos melhores, o jeito é jogá-lo no lixo mesmo. Apesar de não ser capaz de, sozinho, bloquear o fluxo de água na rede de esgoto, seus resíduos podem piorar entupimentos já formados durante o percurso rumo à estação. O mesmo vale para cidades em que não há tratamento de esgoto: nesse caso, o papel vai direto para os rios, contribuindo para a poluição das águas.

Comercializar terras de reforma agrária é crime, adverte Incra

Fantástico denunciou oferta de lotes pela internet em MT.
Assentados só podem vender suas terras após dez anos


Do Globo Amazônia, em São Paulo

A negociação de lotes de reforma agrária em Mato Grosso, denunciada pelo Fantástico neste domingo (1), é considerada crime, segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Depois que o assentado recebe a terra, é necessário esperar dez anos para poder vender a área, informa o instituto. Caso esse período não seja respeitado, tanto o vendedor quanto o comprador do lote podem ser processados e ficar sem direito à terra.

Em relação ao caso mostrado pelo Fantástico, em que uma pessoa vende pela internet três lotes comprados de assentados no município de Novo Mundo (MT), o Incra respondeu que as terras serão retomadas. Segundo a assessoria de imprensa do instituto, o vendedor será comunicado que o terreno está em situação irregular. Caso não concorde em devolver os lotes – que pertencem à União –, o Incra entrará na Justiça para recuperar a área.

O órgão também informa que no final de 2008 lançou uma campanha para conscientizar as pessoas que recebem terras da reforma agrária. “Com o mote 'O futuro não tem preço’, reforçamos ao assentado as responsabilidades e penalidades previstas na lei. Foram distribuídos 60 mil cartazes para as 30 superintendências do Incra”, diz a assessoria do instituto.
Venda antes da hora

As terras que estavam sendo negociadas pela internet fazem parte do assentamento Barra Norte, criado em 2001. Com área de 42 quilômetros quadrados, o empreendimento ocupa uma região equivalente a duas vezes a ilha de Fernando de Noronha. Para vender as terras, os assentados deveriam esperar pelo menos até 2011, além de quitar as dívidas com o governo.

Segundo o Incra de Mato Grosso, o assentamento recebeu, em 2006, R$ 481 mil para a instalação dos assentados, incluindo crédito para compra de material de construção. O montante teria beneficiado 65 famílias que moram no local.

Se você sabe de casos de irregularidade ou crimes ambientais cometidos na Amazônia, denuncie pelo e-mail globoamazonia@globo.com.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Rally Ecológico 08 - O Evento








No dia 15 de novembro foi dada a largada para o Rally Ecológico 2008, as diversões em curtir as belezas da natureza e a conscientização ambiental não passaram em branco neste evento que teve participação ativa da organização da SOS Pantanal. A ONG implantou o sistema de resgate de carbono, onde a quantidade de CO² emitido na prova foi calculado e árvores foram plantadas para retirar o poluente da atmosfera.

Este foi um evento importante para os poucos meses de atividade da SOS Pantanal, que já está contribuindo no planejamento do Rally Ecológico 2009, com certeza será melhor ainda.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Navega Pantanal



O Globo Rural exibiu reportagem no dia 21 de dezembro de 2008 sobre o Projeto "Navega Pantanal". Um projeto de educação à distância que está levando informação para crianças e adultos do Pantanal de Mato Grosso do Sul próximo a Corumbá. O "Navega Pantanal" usa televisão e internet para ensinar.

Postado por: Danniel Vilela

terça-feira, 20 de janeiro de 2009